Benefícios da Inspeção
Pelo terceiro ano consecutivo, o estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) comprova benefícios à qualidade do ar e à saúde resultantes da inspeção ambiental veicular realizada na capital paulista.
Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, os resultados do programa confirmam que as melhorias trazidas pela inspeção ambiental veicular vão além da capital paulista. O estudo da USP foi realizado de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e tomou como base dados oficiais do programa de inspeção fornecidos pela Controlar e também o Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo da CETESB.
A redução nas emissões de material particulado dos veículos a diesel na frota inspecionada foi de 20% em 2012. Na análise da USP, a concentração de particulados foi reduzida em 0,96μg/m³, evitando assim 559 mortes por problemas respiratórios na região metropolitana de São Paulo. O levantamento mostra que, nos últimos três anos, a inspeção ambiental veicular salvou 1.395 vidas e evitou 1.813 internações, representando uma economia de R$ 320 milhões aos cofres do município.
O estudo também faz a divisão dos custos diretos das 127 mil inspeções de veículos a diesel pelo número de vidas salvas. O resultado é de um custo de R$ 10 mil por vida salva, significativamente mais baixo do verificado em qualquer programa de saúde pública. Se fosse considerada também a redução do número de internações hospitalares, não incluídos na avaliação, os custos unitários seriam ainda menores.
Inspeção equivale à retirada anual de 1,3 milhão de veículos de circulação
No caso de veículos leves inspecionados em 2012, houve uma redução de 47,6% na emissão de monóxido de carbono e de 39% na de hidrocarbonetos nos carros movidos a gasolina. Veículos flex tiveram reduções, respectivamente, de 55,7% e 33,3%. No caso das motos, as quedas das mesmas emissões foram de 35% (CO) e 39% (HC).
Apenas para efeito comparativo, segundo a USP, o ganho com a inspeção veicular equivale a retirada dos poluentes emitidos por uma frota de quase 1,3 milhão de veículos, sendo 1,172 milhão automóveis, 85,5 mil motocicletas e 35 mil caminhões e ônibus, somente em 2012.